domingo, 31 de janeiro de 2016

Ando, ando

Acordo de um jeito tão amargo
domingo mal humorado
não quero nem conversar

jogo os tênis nos pés,
e uma água no rosto
Do café só tiro um gosto
e vou pedalar

Ando, ando
mas pra onde eu não sei
não penso e nem planejei
eu pedalo sem medo de me perder

Aquele vento que bate
aquela roda que gira
o movimento que eu, não me canso de querer

Ando, ando
mas pra onde eu não sei
não penso e nem planejei
eu pedalo sem medo de me perder

Bici, bicicleta,
ando pensando na vida nessa bicicleta!

Gosto do cabelo ao vento,
e da leveza do ser, que trás o movimento

Posso ver o mundo passar
e as tristezas do meu ser
virando endorfina

Marge - Bicicleta


"Quero uma bicicleta!"

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Atenção

Tentar ao máximo ser feliz com o que eu tenho, o que sou e o que consegui até aqui, essa é a norma. Não é fácil, mas um dos maiores segredos que eu descobri é que ajuda muito não reclamar das coisas. 

Sem exceção nenhum, por tudo, eu vejo o lado bom da coisa, sério, seguir em frente sempre e vai ser difícil alguém provar que eu tenho feito o contrário. Isso é quase uma lei universal, bons pensamentos atraem, não tem jeito, influenciam o ambiente em que vivemos e nos ajudam a direcionar o rumo que tomamos na vida.

Gratidão sempre, agradeço por tudo, não que tudo que eu peça esteja sendo atendido, longe disso. Mas eu sou eternamente grato por cada coisinha que tem me feito viver melhor. Me aborreço menos, bem menos, dou mais bons dias, tento prestar mais atenção nas coisas e olhar mais nos olhos das pessoas.

Evito coisas óbvias como xingar por estar frustrado ou me estressar com pessoas que não tem nada haver com meu problemas, até por que até com meus problemas eu pondero me preocupar. Deixar pra lá sim, não tem nada tão grave que não possa ser resolvido com calma e destreza.

Respirar fundo também virou uma nova regra, respirar fundo uma, três, dez vezes se for necessário. Ajuda tanto, juro! Não importa o que vem amanhã, eu sei que eu só tenho o dia de hoje, sempre. Então não vou perder meu tempo com besteiras.

Atenção!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

As mesmas coisas no fim de janeiro

Finais de janeiros, desde os mais recentes que me lembro, é sempre isso, essa sensação de algo errado, de tomada de escolhas, fim de etapas. Lembro como se fosse ontem: janeiro de 2013, o mês em que eu decidi me mudar para Goiânia. "O que poderia haver de errado nisso?"eu pensei. As responsabilidades de um adulto eu já tinha. Trabalhar de segunda a sábado, lidando com pessoas difíceis em um emprego que exigia muito de mim, estudar a noite fazendo o possível para me formar em algo que eu realmente gosto, pagar contas e tudo mais.

Final de janeiro de 2013 foi uma confusão, voltamos ao oitavo semestre do curso de comunicação social, pois o calendário estava uma bagunça devido à greve e a falta de organização por sermos da primeira turma. No trabalho, eu projetava e vendia simultaneamente o interior da casa do prefeito de Barra do Garças e da vereadora mais querida de Querência, os dois maiores projetos que eu já havia feito na Todeschini. Ambas as coisas, faculdade e trabalho terminariam em breve, no que eu costumo chamar do verdadeiro início do ano: março.

Foram términos diferentes, durante o fim deste janeiro e o início de março, naturalmente, o curso iria acabar, pois eu tinha boas notas e conclui meu tcc. Já com o trabalho, acabou de forma difícil, com a conclusão da montagem do novo show room, que eu também havia projetado, senti que eu deveria sair e houve resistência de várias partes quanto a isso, mas foi uma escolha certa.

Voltando aos fins de janeiro. Essa sensação de que algo não está certo vem apenas do sentimento do fim de algum ciclo, que pode ou não ter durado mais que 365 dias. Até hoje não falhou, foi tradicional, não por que eu quis, mas por que foi e pronto. A sensação de que eu deveria estar tomando escolhas com mais cuidado, por que consequências sempre vêm. Isso tudo tem haver com sentimento, nada aconteceu ainda, efetivamente, é apenas a prévia.

Com certeza não faltaram motivos para isso, a minha mudança de apartamento, por exemplo, com certeza contribui para este sentimento, mas talvez haja mais algo. Vamos ver.

Eu concordo com a teoria de que o tempo é cíclico, e sei que sempre há exceções, mas gosto de pensar que comigo é dessa forma. De época em época coisas se repetem, vem melhores, com mais dificuldades, mas com melhores recompensas. 

Como quase tudo aqui, isso é sobre como estou me sentindo, as vezes não dá pra entender, as vezes fica claro até demais.

Carpe Diem

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Assunto/Agora

Eu não sou rico, não sou extremamente atraente, nem muito inteligente, mas sei que nada disso importa. Pois, se tem uma coisa que eu conheço, é a mim mesmo, sei que não preciso me preocupar.

O assunto do qual eu sei melhor, mesmo não sabendo tudo, o conteúdo que eu mais estudo e a questão que eu mais levanto, sou eu mesmo.

Não adianta dizer que não, mas a solidão faz isso com a gente. Só não pode ser egoísta ao extremo. De resto, saber sobre você é o melhor que se tem a fazer.

---

Agora, faz dias que nuvens negras me acompanham, eu gosto. Foram 15 dias e sete horas disso, se meus cálculos não falham. Mas o amor brilha, mais do que nunca.

Agora, sabendo mais sobre mim, não sei quantos dias se passaram desde a última vez que eu disse amar alguém. Mas sei que todo dia o amor existe.

Agora, tem sido solitário. Mas sobra tempo pra mim, minhas canções que não são minhas, minhas histórias que não são minhas e pra olhares que não são meus. Tudo isso faz bem.

---

Mesmo eu conhecendo tão bem a mim mesmo, finalmente. Mesmo eu sabendo pelo que estou passando, tem uma coisa que eu não tenho, a qual nada se compara. É segredo

Não cabe perguntas, afinal, eu já descobri as respostas de: Onde eu errei! O que preciso fazer agora! Por onde eu começo! Pra onde vou! Várias outras questões que viraram "!", e mesmo as respostas não agradando, é incrível descobri-las.

---

Agora, eu lembro que reguei flores talvez, que não foram plantadas por mim. Elas morreram por que isso acontece no inverno, a minha estação favorita. mas estou disposto a esperar feliz pela primavera, se eu tiver flores pra regar novamente.

Agora, depois disso, continuo sendo tolo. Não importa o que eu faço. Então eu apenas me divirto e... continuo assuntando sobre o que mais sei, que sou eu mesmo. Aproveitando o máximo de cada dia da minha vida.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Starman


Não sabia que horas eram, a visibilidade era pouca
Inclinei-me sobre meu rádio
"Algum gato estava tocando um rock'n roll cheio de alma", ele disse
Então a barulheira pareceu diminuir...

Há um homem das estrelas esperando no céu
Ele gostaria de vir e nos encontrar
Mas ele pensa que explodirá nossas mentes

Há um homem das estrelas esperando no céu
Ele disse para não explodirmos
Porque ele sabe que tudo vale a pena
Ele disse-me

Deixem as crianças perderem o controle
Deixem as crianças aproveitarem
Deixem todas as crianças dançarem

Eu tinha que ligar para alguém e por isso estou lhe incomodando
Ei! Está tão longe e você o ouve também!
Ligue a TV, nós podemos pegar ele no canal dois
Veja sua janela, eu posso ver sua luz
Se nós conseguirmos brilhar ele poderá aterrizar à noite
Não conte ao seu pai ou ele irá trancar-nos por medo

Há um homem das estrelas esperando no céu
Ele gostaria de vir e encontrar-nos
Mas ele pensa que explodirá nossas mentes
Há um homem das estrelas esperando no céu
Ele disse para não explodirmos

Porque ele sabe que tudo vale a pena

Starman - Bowie

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Minha oração

Tenho uma coisa pra te contar, e é algo tão bom. Uma pena. Uma pena que você não esteja ao meu lado pra dividir as novidades comigo. É como se não fosse tão legal sem você, mas ainda sim é algo que está me deixando imensamente feliz.

De todo modo, vou guardar pra mim por enquanto. E nisso, vou me despedindo, dia por dia, das coisas ruins. E isso sim, tem feito de mim um ser mais vivo do que nunca. Dando adeus à coisas que talvez nunca mais farão parte da minha vida, para dar lugar a outras.

Tenho dado adeus aos momentos em que me senti perdido, no mal sentido. Aos momentos em que ouvi um "não", ao invés de um "sim". Aos machucados e todo resto de mágoa que sobrava. Eu disse adeus pra várias coisas que eu quis fazer pela última vez, fim.

Eu tenho dito olá pra coisas novas, por que é uma nova fase. Não por que é um novo ano. É por que eu estou mais feliz há semanas. As coisas boas estavam esperando por mim, e tem mais, eu sei, por que é sempre assim.

Há tantas dessas coisas boas, que não cabem aqui, mas cabem no meu coração.
E eu sou eternamente grato, por tudo que chegou em minhas mãos.
Essa é minha oração.

Um dia eu vou acordar e você vai estar lá, do meu lado. Um dia após o outro, e no outro e no outro, até o fim. Mas isso é outra história.

domingo, 3 de janeiro de 2016

Dois mil e dezesseis depende de mim

Tô de cara que não salvei o último texto do ano e que o que ficou sendo o último foi um texto de sofrência. Mas ok, que fique, que fique lá, no passado, até o momento em que eu estiver carente e escrever outro texto parecido. Risos. Agora já foi, vamos ao primeiro texto do ano.

(E que surja mais um ano no 'Arquivo do Sam', acho lindo isso)

Acho que sim, que todo ano pode começar e terminar como 2015. Que todo ano, daqui pra frente, seja inteiro de altos e baixos, desafios e vitórias, como o último ano me proporcionou. Não necessariamente precisa começar ótimo, como ele não começou, ou acabar incrível, como ele acabou.

De qualquer forma, depende de mim que a parte boa continue assim e, a parte ruim, não. E cada ano, se assim a gente pode dividir, aprendo coisas novas, e é legal usar isso pra ser alguém melhor, mesmo quando são coisas ruins, quando como eu descobri que (pausa dramática) eu não sei amar de verdade.

É muito difícil pra eu admitir que não sei amar de verdade, é muito frágil e delicado. Visto que tudo que eu anseio e aspiro tem como pano de fundo o amor verdadeiro. Mas eu não estou triste por isso, e nem triste hoje.

Só tenho parado pra pensar mais, evitar coisas e sentimentos ruins, que já ajuda nesse aprendizado que é amar. E amar é um aprendizado eterno, só que há diferença em não saber e saber começando aos poucos.

Assim vou começar 2016: aprendendo a amar de verdade, e isso implica em deixar várias coisas de lado, coisas difíceis de largar. No final das contas é só mais um episódio dessa longa história, que tá longe de chegar ao fim. Graças a Deus.

Hoje eu vim falar de amor. De cuidar mais de mim e das pessoas que gosto. Ouvir mais as pessoas a minha volta. Vim falar de trabalhar cada vez mais, por que os resultados que tive me inspiraram a isso. Tudo, tudo, tudo envolve aprender a amar. Amar o que se faz, amar o que se come, amar o lugar onde você está, a condição que você tem e oferece, amar as pessoas e, principalmente (prepare-se para o clichê), amar a si mesmo.

Via ser pra sempre essa história por aqui. E eu estou satisfeito por ter essa visão. 2016 depende de mim e começou.

Carpe Diem