Até há, mas não significa que é exatamente um caminho. Eu novamente estou falando de caminhos. Enquanto a vida existir, a forma como você sobrevive ditará o seu caminho e você estará sempre seguindo.
O que eu quero dizer é, se você tem como, por exemplo, agira sobre um determinado problema tentando o resolver ou fingindo que ele não existe, você está optando. Não tentar resolver o problema é uma opção tanto quanto resolvê-lo.
Então, o que quero dizer é que, nunca estaremos livres de escolher o que quer que seja, por que cada passo, cada palavra, cada ação, cada atitude, são escolhas e a gente precisa estar preparado para as consequências que elas tragam.
Existem bilhões de exceções assim como bilhões de serem humanos, existem pessoas que fisicamente ou psicologicamente não conseguem tomar decisões por si só, estão limitadas por algum motivo que não sabemos.
Existem as pessoas que nunca tomarão consciência de que estão fazendo escolhas ou optando, por que, `s vezes, se trata de alguém que tem tanto dinheiro ou poder que não se deparou com tais filosofias.
Existem também os que não se importam e, enfim, como eu falei, bilhões de exceções, mas eu estou falando aqui comigo agora e com quem mais ler que, não importa o que aconteça, enquanto houver vida, estaremos sempre seguindo.
E a melhor forma de seguir é optando por fazer o que devemos fazer. E ficar parado não é uma boa opção, apesar de ser uma escolha.
Só levante, lute, trabalhe, se alimente, se hidrate, estude, se divirta, tire um tempo de tudo, suma, apareça, converse, se cale, ouça, mas ouça mesmo. Viu? Tanta coisa que podemos fazer. Eu estou fazendo enquanto escrevo aqui, por exemplo.
Mas agora eu precisarei agir com mais força. Pois, se eu achei que ano passado foi desafiador, o que esta por vir é mais ainda. Que o universo me dê forças.
Aproveite seu dia!