quarta-feira, 10 de novembro de 2010

1ª Semana de comunicação - UFMT - Barra do Garças


A primeira Semana da Comunicação, organizada pelo Centro Acadêmico de Jornalismo do Araguaia (CAJA) e professores da UFMT ( Universidade Federal do Mato Grosso) – Campus Universitário do Araguaia,  com apoio das Faculdades Cathedral e Anhanguera/Uniderp, inicia na terça-feira, 16 de novembro. Neste dia, a partir das 19h30, acontece a abertura oficial e logo após a mesa redonda “Redes Sociais e Imprensa”, no Espaço Multiuso do Campus II, da UFMT, em Barra do Garças.
Durante os quatro dias de eventos acontecerão palestras, oficinas e atividades culturais. A participação no evento não terá custos e os inscritos receberão certificados. Toda a comunidade é convidada a participar.
 As inscrições são grátis e limitadas, podendo ser realizadas através do blog focaia.blogspot.com. Mais informações podem ser obtidas no blog ou através do e-mail: focaia.ufmt@gmail.com.

Confira abaixo a programação oficial do evento:





16 DE NOVEMBRO

17:30:            Credenciamento
19:30:            Cerimônia de abertura
21:00:            Mesa redonda: “Redes Sociais e Imprensa”
Debatedores: Prof. Esp. Marcelo Nunes Oliveira (CATHEDRAL)
Prof. Esp. Paulo de Sá Filho (ANHANGUERA/UNIDERP)
Profª. Me. Patrícia Kolling (UFMT)
Mediador: Prof. Me Deyvisson Costa(UFMT)


17 DE NOVEMBRO

17:30:                         Oficinas 1 e 2 (sala 1 e 2)
19:30:                         Palestra “Imprensa em Mato Grosso: história e perspectiva”
Jornalista Onofre Ribeiro (Secretário de Comunicação – MT)
21:30:             Atividade Cultural: Cine Pipoca e debate


18 DE NOVEMBRO

17:30:                         Oficinas 3 e 4 (Salas 1 e 2)
19:30:             Palestra “Olhos de voyer e dedos de flaneur”
Prof. Dr. Benedito Dielcio Moreira (UFMT/Cuiabá)
21:30:                         Atividade Cultural: apresentação de dança de Hip Hop


19 DE NOVEMBRO

17:30:                         Oficinas 4 e 5 (Salas 1 e 2)
19:30:                         Palestra “A produção de verdade no espetáculo midiático”
Prof. Me. Wilton Divino da Silva Júnior (UFG)
21:30:                         Atividade Cultural: Apresentações regionais de música e poesia
22:00:                         Cerimônia de Encerramento


OFICINAS – SEMANA DA COMUNICAÇÃO

Oficina 1: A LINGUAGEM PUBLICITÁRIA COMO FERRAMENTA DE PERSUASÃO
Dia: Quarta (17/11)
Vagas limitadas: 30 participantes (máximo)
Ministrante: Prof. Esp. Marcelo Nunes Oliveira (CATHEDRAL)
Graduado em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda - UFMT Cuiabá
Especialista em Docência no Ensino Superior e Marketing e Turismo pelas Faculdades Cathedral

Oficina 2: Comunicação administrativa escrita
Dia: Quarta (17/11)
Vagas limitadas: 30 participantes (máximo)
Ministrante: Prof. Ms. Alfredo Lopes Costa (UFMT)

Oficina 3: A transgressão gramatical na linguagem da propaganda
Dia: Quinta (18/11)
Vagas limitadas: 30 participantes (máximo)
Ministrante: Profª Ms. Eloísa de Oliveira Lima (UFMT)
Resumo: Quando se elabora um texto, busca-se obter determinado efeito sobre seu receptor. No caso do gênero propaganda, o objetivo é sempre persuadir. O autor, portanto, alicerçado em seus conhecimentos de linguagem, subverte a norma, na dose certa, como estratégia comunicativa, criando efeitos de sentido que vão além das regras gramaticais impostas.
Palavras-chave: gramática, propaganda, linguagem.

Oficina 4: O perfil do profissional do século XXI
Dias: Quinta e sexta (18/11 e 19/11)
Ministrante: Prof. Esp. Paulo de Sá Filho (AHANGUERA/UNIDERP)
Resumo: Ao contemplar o que nos cerca, observa-se que as mudanças são intensas e constantes, diante disso, torna-se peculiar, definir o perfil do profissional do século XXI, estabelecendo assim as habilidades exigidas. Nesse processo podemos estabelecer três habilidades que são fundamentais, são elas: resolver problemas, trabalhar em equipe e saber falar em público.

Oficina 5: TERMINOLOGIA COMUNICACIONAL: uma análise de termos das especialidades de Jornalismo e Publicidade
Dia: Sexta (19/11)
Vagas limitadas: 15 participantes (máximo)
Ministrante: Prof. Ms. Marcelo Marques Araújo (UFMT)
Resumo: Análise terminológica de algumas definições contidas no “Dicionário de Comunicação” (BARBOSA e RABAÇA, 2008) a fim de contrapor termos do dicionário com o uso desses termos em textos da especialidade comunicação.

Nenhum comentário: