segunda-feira, 29 de abril de 2013

Fazer ver

  Uma nota importante a se tomar por roteiro é a de que, a sua produção é a parte mais importante em uma construção audiovisual. Através do roteiro surge uma direção e imagem à altura de sua obra, é o que irá guiar todas os acontecimentos para a mesma direção, ao menos é preciso ser coerente para que isso aconteça. Especificando um pouco mais, sobre roteiro, um gênero não muito destacado é o de TV em jornais e programações informacionais, talvez pela sua direcionalidade e simplicidade, mas cabe enfatizar que por mais objetivo também é preciso estabelecer mais teoria.

  A narrativa de um roteiro de TV para jornais em geral vem com uma já preparada matéria, notícia onde é adicionada ao roteiro, sendo preciso fazer as pontes quando houver off's e trilha sonora na sua totalidade, porém é preciso transformar a ideia da informação do que está escrito para o que será exibido, é preciso fazer ver o que está impresso. Houve a pauta, a apuração, entrevistas e muita concentração para se produzir o que chamamos de comunicação social e para levar ao ar é preciso manter o formato e saber mandar para o público que aguarda a informação, de uma forma séria e, como dita antes, direta.

  Saber Fazer ver, uma frase de apenas verbos, informar através do roteiro, além de essencial também é uma arte, também é pura ação, quando todo o grupo estiver no mesmo ritmo, levando em consideração os mesmo significados e trabalhando com imagens honestas. O roteiro é nada mais que tudo, da mesma forma que cada parte da edição, da redação, direção. Mas como este texto refere-se ao roteiro, é preciso destacar sua importância. O que se quer através da palavra que foi escrita, que vai fazer você ouvir, sentir e acima de tudo ver. Roteiro é isso.

Nenhum comentário: