quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Os ipês amarelos ou de qualquer outra cor

Era uma manhã quente de agosto e eu estava na estrada, voltando de uma viagem, e não conseguia, simplesmente não conseguia, tirar meus olhos dos ipês amarelos floridos pelo caminho. Apesar de não ser o meu ipê favorito, a cor amarela é, e o percurso estava cheio daquelas árvores cintilando cachos arredondados e de cores vivas como o sol.

Resolvi fazer algo que eu nunca havia feito, roubar um galho cheio daquelas flores amarelas incríveis pra mim. E comecei a procurar pela árvore mais baixa. Foi aí que eu tive o meu primeiro tino: pareciam inalcançáveis. Por algum motivo, nenhuma árvores tinha galhos baixos o suficiente que algum humano de estatura mediana pudesse alcançar, nem mesmo eu com meus 1,80 metro.

Mas apareceu a árvore "ideal". Ela, ela estava em uma ribanceira o que permitia que ficasse mais baixa se comparada ao nível da estrada. Mesmo assim, aquela árvores que mais parecia um monumento digno de deuses, estendia pra mim apenas um galho.

Quando eu estiquei minha mão e olhei melhor aquela árvore de perto, comecei a notar suas infindáveis imperfeições. Os galhos irregulares, com seus tufos de flores mais irregulares ainda, sangravam seiva e eram atarraxados de insetos por todas as partes. Os buquês arredondados e amarelos, em sua maioria, tinham flores desabrochadas, mas também algumas já murchas e outras que nem se quer despontavam de seus bulbos, formando apenas pequenos botões.

De forma alguma eu deixei de admirar aquela árvore. Pelo contrário, eu comecei a gostar ainda mais de perceber como mesmo com tantas imperfeições ela era tão deslumbrante e chamativa. Era o seu momento, pois os ipês florescem apenas uma vez por ano e suas flores duram pouco mais de alguns dias. No máximo semanas.

Definitivamente essa história é um clichê: nada é perfeito de perto. Se vemos algo estonteante de longe, podemos ter a certeza absoluta que, de perto, aquilo será uma bagunça, mas é como as coisas funcionam. Por fim, há um detalhe que foge do clichê nisso tudo: não precisamos esconder a beleza que veem em nós de longe. Só por que falhamos, somos imperfeitos e cheios de defeitos, não quer dizer que não possamos ter o nosso melhor admirado.

Por isso seja um ipê amarelo ou de qualquer outra cor, sem culpa, sem medo e sem receio.



Nenhum comentário: