quarta-feira, 10 de março de 2010

"Não, eu não quero prazer! Eu quero alegria!"



"Há um jeito fácil de saber se o que se sente é prazer ou alegria. Basta prestar atenção no corpo. Se ele for ficando cada vez mais pesado, é prazer. Se for ficando cada vez mais leve, é alegria." Não precisava nem desse exemplo, afinal muitas pessoas só querem prazer e sabem o que é isso, pois é algo fácil mora no corpo. E a alegria? A alegria não mora no corpo, mora na alma, onde há sonhos e saudades. Eu realmente desprezo uma relação só de prazer, ainda mais quando ligam só esse prazer à alegria e esquecem o outro lado da alegria. Eu mesmo já me desprezei por isso e não estou livre de cometer este erro novamente. Não é o meu desejo, isso faz mal, o corpo chega em um momento e diz pra parar, não aguenta mais. É como você comer algo gostoso em exagero, algo pesado caloricamente e enjoar, provavelmente irá repetir uma outra vez, mas acontecerá o mesmo.
E quanto a alegria em relação a isso? Dela não nos cansamos, eu não me canso. Pelo menos não de me sentir leve. Quando estamos acompanhados de quem gostamos, ainda mais de quem amamos. a Sensação de leveza é cada vez maior. É isso que eu procuro quando penso nas relações. a Vida já é pesada. E a alegria é o alimento que te deixa cada vez mais leve, quanto mais você come, e ainda te dá mais fome.
"Você vai dizer que não poder ser, que não existe jeito de comer sem encher. Pois eu digo que tudo tem a ver com a fome que se tem e com a comida que se come." 
A alegria não precisa que coisas físicas existam, há os sorrisos e o entusiasmo, porém são reflexos da felicidade. Logo, considero sim a alegria mais divina que o prazer. Porém o Prazer também é divino.concordo completamente com Rubem Alves, ele descreveu como colírio para meus olhos e frescor para minha mente tudo que a alegria e o prazer nos proporcionam e o que nos agrada ler também, pois hoje em dia não escutamos mais o lado bom da alegria e o prazer. Só privações e proibições. termino o post com a seguinte frase:

               "Sou onívoro de sentimentos, de seres, de livros, de acontecimentos e lutas.Comeria toda terra, beberia todo mar." Pablo Neruda


Trechos do livro "A maçã e outros sabores" de Rubem Alves. Comentado por mim.

Nenhum comentário: