sábado, 27 de março de 2010

Caso Nardoni e o Caso Brasil


"Após cinco dias de julgamento, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, pai e madrasta de Isabella, foram condenados a prisão pela morte da menina, então com 5 anos. O pai recebeu pena de 31 anos, um mês e dez dias, enquanto a madrasta foi condenada a 26 anos e oito meses de prisão.
O casal Nardoni vai cumprir a sentença em regime fechado. Eles foram condenados por homicídio triplamente qualificado, por usarem meio cruel, dificultarem a defesa da vítima e tentarem esconder o crime anterando o local." FONTE 

Mais um final feliz para todos os brasileiros... espera! Todos? Foi aí então que eu percebi a minha indignação sobre isso desde de o início de toda essa incrível tragédia. Eu não aguentava mais todos falando de caso Nardoni, em todos canais, em todos lugares. Me estava imaginando alguém insensível que quando via isso não tinha paciência nem vontade de me comover. Que crueldade minha. Porém, a verdade é que meu inconsciente já não aguentava mesmo, mas era por motivos que nem eu em sã consciência havia enxergado: 

Como, me entristece, tantos brasileiros se locomovendo e repercutindo sobre um assunto que deveria ser julgado como qualquer outro e se cumprir com o devido tempo estimulado pelo julgamento, e fim, final feliz para a família que a realmente incumbida de fazer o papel melancólico. O que me deixa mais chateado ainda é não poder fazer muito em relação a isso tudo. como fazer com que milhares ou até milhões de brasileiros enxerguem que todo esse alarde é sem fundamento algum? 
Vejamos, qual assunto será que merece ser repercutido por todos brasileiros em prol deles mesmos? E que deveria SEMPRE continuar nos jornais, na boca do povo, na internet, no msn hoje, no orkut, no facebook, no twitter (e como trending's topics), na faculdade, na escola, na creche, no trabalho, na cama, "tatuado" na cabeça ou mesmo no cerébro? Pois é a pobre da nossa política. E é nesse assunto que graças ao livro "Pobreza política" de Pedro Demo a minha inconsciência se tornou visível, é disso que eu precisava para preencher o espaço vazio que o "caso Nardoni" deixou na minha mente e na de algumas pessoas que realmente sabem que esse caso não é importante mesmo, a não ser para a família, os profissionais envolvidos e os acusados. Voltando à política (pobre) de nosso país, "pobre não somente de não ter, mas de ser coibido de ter" (Demo 2010 p. 06). Por quê? exatamente por desviar atenções para "casos Nardonis" da vida. Cadê a mobilização contra o governo estadual? Nacional? Nossa política está em julgamento há muito tempo e ninguém move suas almas e seus músculos contra isso, pra se doar, se prejudicar para melhorar o futuro, isso se chama audácia, não aventura. 
Precisamos fazer explodir esse buraco negro que há na política atual e fazê-lo se transformar em uma super nova. Buraco negro em termo totalmente metafórico, mas real, pois está sugando todo nosso dinheiro e esforço dos brasileiros que realmente trabalham. Não há melhor maneira de fazer tudo isso senão mobilizando o povo contra as injustiças dessa política extremamente pobre do nosso BRASIL.



Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei do que você escreveu, cara. Você tem razão, tem mesmo. Pena que as pessoas não percebam isso.

keepgoing:*