domingo, 5 de dezembro de 2010

Culpa, Desculpa.

Não poderia considerar culpado ninguém, em nenhuma situação, além de que culpar pressupõe um julgamento, o que está fora de cogitação pra um ser humano espiritualmente entendido. A não ser que seja um Juiz, mas isso já é científico, não espiritual. Como alguém é capaz de culpar outra pessoa por algo, sem que não se considere culpado também? Uma pessoa pode ser culpada por culpar, se for o caso.

Há inúmeros exemplos de culpas sem sentido, de sentimentos de raiva em torno de algo ou alguém que outrora foi julgado por semelhantes. Sem sentido, por que alguns fatos são consequências, acima de tudo. Se você permite que o segredo de alguém seja revelado, você é culpado por revelar. Se você permite que o segredo se mantenha, você é culpado de guardar o segredo. A culpa e, principalmente, a culpa ruim pra mim não te fundamento. As pessoas são culpadas sim pelas coisas boas, as coisas ruins que acontecem não podem levar alguém ou uma situação como vítima.

Um paradoxo: Todo mal vem para algum bem, e claro que quando o bem vem já é bem vindo. Quando culpamos alguém por algo ruim, ela será culpada pela coisa boa que vem após, assim, ela não pode ser considerada culpada de algo ruim, já que esse fato trouxe algo bom. A culpa não faz sentido, quando acreditamos em algo maior e mais bondoso.


Ao se tratar de uma desculpa, alegação atenuante ou justificativa de culpa, ofensa, descuido, algumas pessoas ignoram, já que se não há culpados não há desculpas. Um perdão sim, deve ser concebido, se a pessoa a perdoar se sentir mal com algum ato de outrem, pois o perdoar é uma maneira de se sentir melhor, isentar-se, suportar, poupar etc. Mas as desculpas em si, não revelam qualquer tipo de fundamento, dito antes de que não há culpa, e sim consequências. 

Nenhum comentário: