quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Então, como um pai corrigindo um filho, ele me disse:

- Tenho aprendido a ser honrado e a ser vaiado, a ser amado e odiado, a ser compreendido e injustiçado. O que levarei quando se estancar o fôlego da vida? Nenhuma calúnia poderá arrancar um pedaço do meu ser, a não ser que eu permita.
E, inspirado, disse-me um pensamento que fiquei remoendo por dias a fio: - As ideias são sementes, e o maior favor que se pode fazer a uma semente é enterrá-la.
E tomando fôlego, completou:
- Um homem sem amigo é uma terra sem umidade, uma manhã sem orvalho, um céu sem nuvens.. Os amigos não são os que nos bajulam, mas os que desmistificam nosso heroísmo e revelam nossa fragilidade. Um intelectual sem amigos é um livro sem conteúdo.
...
Não entendíamos a formação de pensamentos nem de pensadores. Eu estava doente, formando pessoas doentes para uma sociedade doente. Fingia que educava, e eles fingiam que aprendiam. E os diplomas sacramentavam nossa peça teatral.

Trechos de "O vendedor de Sonhos e a revolução dos anônimos" - p. 126 e 127 - Augusto Cury.

-----------

             Se o homem fala é porque o símbolo faz o homem e , portanto, a linguagem o constitui. Por isso é                   que a linguagem e suas múltiplas teorizações constituem a base de um questionamento profundo da heterogeneidade dos componentes pseudocientíficos das ciências humanas.

Trecho do livro "Infância e Linguagem" - p. 57 - Solange Jobim e Souza 

Nenhum comentário: