quarta-feira, 22 de julho de 2020

Abrir reclamação

Não é de ontem, de hoje, nem será de amanhã que vamos usar os meios mais fáceis que tivermos à nossa disposição para fazer reclamações. Reclamações são importantes e após discutir com amigos sobre a necessidade e fisiologia de objeções, percebi que não há um ponto de acordo sobre fazer bem ou não ser 'reclamão'.

Reclamar por vezes é bom, mas eu particularmente me sinto envergonhado após reclamar de problemas ou das coisas com as quais eu não concordo. Isso por quê, muita das vezes essas reclamações, mesmo que graves a mim, são tão superficiais à maioria da população, justamente por elas passarem por coisas muito piores.

De toda forma, mesmo que os problemas que eu viva são os problemas que me abalem, há coisas que poder ser substituídas pela reclamação, e a principal dela existe na própria palavra reclamação: AÇÃO. Agir, por acaso, não é tão fácil, por isso acredito que sobra reclamar.

"A o sistema é podre, corrupto e não mudará", por exemplo, acredito que é uma das reclamações mais constantes na minha cabeça. Ao menos eu, do alto dos meus 29 anos, tenho feito o possível para que, pelo menos o sistema da minha vida, não seja igual ao do planeta.

Apesar de não conseguir eliminar o consumo de carne, ou de parar de gerar tanto lixo ou mesmo cuidar melhor da natureza, de certa forma, que vejo como coisas imprescindíveis, eu ao menos me reservo ao direito de não ser alguém corrupto nas pequenas ações, me tornando, muitas vezes, antiquado e sistemático.

Tenho muito a aprender e tô anos luz de ser um exemplo, mas as pequenas ações que eu posso realizar para mudar a realidade a minha volta, eu tenho feito. Já somos quase 8 bilhões, e se todos fizessem sua parte sabemos que tudo ia ser melhor.

Claro que não é tão simples, como por exemplo, as coisas ruins que são feitas "em nome de coisas boas": em tempos de pandemia você ficar isolado em casa, não se pondo em risco e nem pondo pessoas em risco, mas optando por comida delivery que resulta num apoio à um tipo de trabalho precário aos entregadores e a geração de muito mais lixo nem sempre reciclável.

Existem inúmeros outras ações ruins que são feitas por boas, e ao contrário também. Muitas. Além disso, chegamos a um ponto, onde a população pobre, grande maioria no mundo, não tem tempo, disposição e nem sequer acesso a informação para poder ajudar o mundo a ser um lugar melhor.

Quem conhece uma pessoa vegana? Que tem composteira em casa? Que não gera lixo, optando apenas por embalagens reutilizáveis? Que reutiliza água não potável no vaso sanitário que seja? São raros ainda, mesmo que crescentes. Mas raros, por que são privilégios de pessoas que vivem em um mundo estruturado para atender quem ganha mais dinheiro.

É preciso muito força de vontade para quebrar o sistema, construído para os ricos, e começar a transformar o mundo em um lugar melhor. Tudo começaria pela educação, e aos poucos, passaria para economia, segurança, saúde e outras intendências que se tornaram pastas políticas nos governos que vem ditando ano por ano o que deve ser feito e que acaba, sempre, privilegiando os mais abastados.

Aí voltamos ao que? À reclamação. Na verdade, este próprio texto é uma reclamação. Inclusive, será que todo texto que eu faço é uma? Espero que não.

Só queria concluir, de modo a ter uma percepção de esperança, escrevendo que reclamações são muito importantes, mas agir é muito mais importante. Mudar a realidade a sua volta, começando por você, provavelmente será sempre difícil, seja alguém pobre ou rico (mais difícil pros pobre, sempre), mas não impossível.

Vamos agir?

Carpe Diem

Nenhum comentário: