terça-feira, 28 de julho de 2020

Top 7 países europeus para conhecer/morar

Uma das melhores decisões que tomei durante a "quarentena" de 2020, como vou chamar aqui, foi comprar um curso EAD sobre a Geografia Turística da Europa. Apesar de simples e curto, o material foi totalmente esclarecedor no que diz respeito ao continente onde quero viver um dia. Trazendo informações prioritariamente turísticas, mas também outras das quais eu não fazia ideia, me fizeram ficar ainda mais encantado por esta parte do mundo. Sem contar que eu amo geografia de coração.

Depois de concluído e aprovado, decidi escrever aqui, considerando meus critérios pessoais e os que aprendi no curso, os países europeus que mais quero conhecer. Isso me ajuda a ter esperança enquanto passamos por momentos tão difíceis. Então vamos à lista:

1. Portugal
De um ano pra cá toda minha atenção foi voltada para este país. Portugal se tornou meu foco. Se tudo der certo, irei conhecer este lugar em novembro e tirar a limpo tudo que eu ouvi falar e por tudo que eu vi pela internet. É a porta de entrada dos brasileiros, acho muito justo que seja mesmo o primeiro país a ser conhecido por nós.

Acho, ainda, que Portugal, como nação, deve muito ao Brasil, assim como vários dos países colonizadores. Mas não podemos ignorar o fato de que é uma cultura rica, como diversas outras, e merece ser conhecida. Mas este país não interessou tanto apenas pelo turismo, fiquei animado pelo fato de a qualidade de vida (segurança, saúde entre outros pontos) estar em destaque como uma das melhores do mundo.  Por isso tudo, e outras coisas mais, decidi listar Portugal como a primeira da lista.

2. Dinamarca
Para ser bem sincero não sei bem por que escolhi a Dinamarca como segundo. Mas sabe quando você sente uma sensação de que você esta ligado a algo? Assim me senti quando estudei a Dinamarca. Parece que no meu inconsciente algo me chamou atenção e me fez querer visitar este lugar a todo custo. Algo parecido com o que sinto quando se trata do Canadá.

Ler sobre a Dinamarca, sobre ser um país seguro, com pessoas queridas, analfabetismo e desemprego zero, pontos turísticos baseados na natureza. Isso tudo me dá uma motivação tão grande. Se for verdade, já estarei lá em breve.

3. Grécia 
Aqui a medalha de bronze. E bota bronze nisso, por que a Grécia é incrível demais. Eu olho as fotos desde sempre e, antes mesmo do curso, pensava na Grécia como um dos primeiros países da Europa que eu gostaria de conhecer. História milenar, prais incríveis, ilhas encantadores, arquitetura única. Não tem muito como fugir de ter que explicar o por quê escolher a Grécia como um dos primeiros lugares a conhecer neste continente.

4. Islândia
É frio demais, tenho certeza, mas sabe que não tem poluição, que a expectativa de vida é alta, que não existe turbulência de cidade grande, é um atrativo pra mim. Apesar de gostar de lugares que lotam, eu não gosto da lotação em si. Islândia é uma das únicas ilhas e um dos únicos lugares no extremo do planeta, que eu me atreveria a visitar.

5. Andorra
Olha, eu não conhecia esse país há três meses atrás, e quando descobri a existência dele na Europa fiquei chocado. Chocado por ser tão pequeno e tão expressivo. Também é de analfabetismo e desemprego 0, muito seguro, lugares turísticos incríveis e não tem nem sequer aeroporto. Parece um ótimo canto do mundo para se esconder, chego me arrepio de pensar em morar num lugar como esse, conhecer então, com certeza vou. Quem sabe um dia.

6. Espanha
Acredito que, quem não se encanta com a Espanha mesmo nunca tendo conhecido pessoalmente, não pode ser do tipo que gosta de viver bem. Pelo que vi em filmes, pelo que ouvi de amigos que visitaram esse país, e pelo que estudei, é óbvio que eu precisava incluir esse país na minha lista. A Espanha me parece um lugar para ser feliz, definitivamente.

7. Suíça
Se tem algo que me deixa encabulado, são montanhas. Dos morros que conheço que já não são muito altos, me dá vontade de ficar encarando, olhando, apreciando. Imagina eu em um país onde na maior parte do território existem montanhas nevadas como na Suíça. Tenho certeza que eu perderia horas reverenciando estes lugares. Eu quero estar lá também, sem dúvidas.

Vale lembrar que a Europa possui 50 países, né? Então aqui não falei nem de 15% deles, mas os que mais me chamaram atenção. Vamos ver, agora, se quando eu conhece-los, vou mudar de ideia, ou não!

Carpe Diem

Nenhum comentário: