segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Ritual de acasalamento

De repente me sobe a cabeça uma comparação nada convencional e totalmente explicativa: Nós também participamos, de certo modo, de um ritual de acasalamento quando estamos apaixonados por alguém. É claro que nem todas são assim ou fazem isso. Ou talvez não façam isso por que não estão apaixonadas. Talvez fariam com alguém, ou nunca farão. Mas o que importa aqui é que existem pessoas que fazem isso, utilizam métodos curiosos para atrair a vítima. Ou até fazem coisas que não são de sua natureza pra fortalecer o elo da relação. Está óbvio que isso é bom POR UM LADO. Existem coisas desnecessárias nesse processo. E isso não acaba bem.

Não vou dar exemplos porque é perigoso demais. Outra coisa: não faço a minima ideia do que estou falando em termos psicológicos (um pouco na verdade), também não fiz pesquisas aprofundadas em relação a isso. É só, e simplesmente, uma forma da qual achei pra dizer o que sinto em relação das pessoas que vejo agindo assim, num ritual instintivo.

Das pessoas que conheço, das situações que passamos. Quando conhecem alguém e que ficam apaixonadas, aquela pessoa age com toda a certeza, certeza mesmo, do que não quer. Decide mudar. Acordou e  - opa! não sou mais assim, sou assado - ou até - eu não faço/vou isso/nisso sem fulano. Fazem favores e compram coisas que não é de tendência da personalidade.poupam tudo para a pessoa. Paro aqui um momento e pergunto: Não é justamente pra essas pessoas que vocês NÃO deveriam poupar nada? bom, se você for um apaixonado e estiver pensando no seu ritual vá se foder. Eu acho que vocês deveria ser você.

Mas espera, há aquele momento em que você acha que o que você era não era você, e que você é agora a pessoa que é por causa da paixão. Então, amigo, espero que seja amor. Por que quando se trata do Amor, daquele amor do qual sempre falo. TUDO vale a pena. Mas sabe, não quero só dizer do que a pessoa apaixonada faz, ou o que se preocupa em não fazer, eu queria subir no alto e dizer que com certeza você tem coisas a mais pra viver, e que suas decisões não podem depender de outra pessoa, que suas ações não podem ser refletidas no que outro ser vai pensar. Eu acho.

Então, é claro que há princípios básicos como não trair, não exagerar, mas isso são coisas das pessoas sem compromisso e responsabilidade. Espero que tenha dado pra entender. É preciso que haja um equilíbrio em tudo e quando você começa com rituais pra agradar a pessoa pela qual você se apaixonou, você deve procurar esse equilíbrio. É bem difícil, eu imagino.


CARPE DIEM

Nenhum comentário: