terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Retrospectiva 2016 e antes, talvez

Bom, o ano não acabou e pode muita coisa acontecer em quatro dias. Mas algo que me inquieta é ver pessoas achando que o ano de 2016 foi ruim. Claro que foi, considerando que dividimos as coisas em um linha do tempo gradual. Mas eu sempre tento fugir disso, afinal, não faz tanto sentido pra mim pensar que é coisa do ano. Eu acredito, na verdade, que é uma fase, e que foi se intensificando com o passar do tempo.

É tudo uma fase que está longe de terminar. Este é um momento em que o velho (não necessariamente obsoleto) começa a se despedir, dando espaço o novo (não necessariamente bom). Ou seja, pessoas começam a morrer, poderes trocam de mão, a tecnologia avança e outras coisas como clima e superpopulação começam a fazer a diferença no planeta. As energias se renovam, sendo boas ou ruins.

Este ano talvez tenha sido uma prévia do que vamos enfrentar. O tempo vai, vez ou outra, dar uma trégua, mas tudo pode acontecer a qualquer momento, e a geração que nos tornamos vai dando espaço para outra, e outra. Assim, eu não sei muito o que dizer sobre isso, mas me preocupa um pouco. Muita coisa pra lidar, pouco tempo pra viver.

Bom, meus jovens, a máxima contínua a mesma: o ideal é fazer o que te faz bem de verdade, não machucar ninguém e...

...Carpe Diem.

Nenhum comentário: